Era uma vez, em Gandu, uma cidadezinha charmosa com muita história pra contar. Todo ano, alunos da rede pública invadem meu Instagram e o perfil do Gandu da Pressão. O motivo? Eles querem saber mais sobre as antigas histórias e, principalmente, sobre as imagens do passado da nossa cidade. No ano passado, fui palestrante em escolas; este ano, virei estrela de um documentário na feira. Parece que os professores de Gandu têm um carinho especial por mim e pelo que faço. Eles sempre jogam essa missão no meu colo, e eu aceito com prazer, distribuindo o conhecimento com a habilidade de Binho Gundim e Beto de Belinha no futebol dos anos 80 e 90.
Lembro-me bem de quando ainda era estudante e vi a internet chegar em Gandu. Para os trabalhos escolares sobre o aniversário da cidade, tínhamos que visitar os mais velhos e buscar aquelas fotos antigas. Sempre fui o nerd da turma, então em 2008, me encarregaram de digitalizar mais de 100 fotos antigas para um projeto de história do professor Maurício Santana no Colégio Modelo (hoje CETEP do Baixo Sul). Naquela época, pen drives eram luxo. Usávamos CDs e DVDs para armazenar os arquivos e garantir que sobrevivessem para a posteridade. Já naquela época, o moderninho aqui queria usar “armazenamento em nuvem” e enviei um e-mail para mim mesmo com essas imagens. Achei que estariam seguras para sempre. Doce ilusão. Perdi a conta de e-mail e boa parte das imagens se perdeu.
Hoje, 16 anos depois, ainda encontramos algumas dessas imagens na internet, junto com outras do livro Raízes Históricas de Gandu, de Samuel Júnior. Mas elas acabam se repetindo nos trabalhos escolares. Sinto a necessidade de termos mais registros e mais relatos.
Então, decidi criar um banco de imagens de Gandu, que vou alimentar regularmente. Vou deixá-lo disponível para os alunos da nossa cidade, para seus trabalhos, para que nossa história continue viva e não dependa apenas de mim e da professora Ana Maria Mello, que conhece nossa história como ninguém.
E assim, a aventura de preservar a memória de Gandu continua, com cada imagem e cada história, garantindo que nossa rica herança nunca seja esquecida.
Yuri Moreira – Ganduense, publicitário, filho de Mira e criador do Informe 73