Com a chegada da UESC a Gandu e as inscrições para os cursos abertas, procuramos os representantes do Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM) que nos deram mais informações sobre o andamento da instalação da faculdade na cidade. O representante que respondeu sobre o assunto contou que falta apenas um alvará para finalizar o processo de instalação da faculdade em Gandu, já que toda a parte burocrática que dependia da UNIMAM foi finalizada.
A questão que ainda impede o credenciamento da instituição no município, dependendo de um certificado que tem que ser emitido pela Secretaria de Educação do município, indicando que o prédio está em pleno funcionamento e está apto para implantação e realização das aulas, que tem sido pedido quase que diariamente ao secretário da pasta Wendel Leite, mas não há respostas dele e nem do órgão.
Em tentativa de contato com o secretário de educação de Gandu, Wendel Leite, não obtivemos respostas.
Desde a primeira metade deste ano, há reuniões de representantes da UNIMAM, da Prefeitura de Gandu e o empresário de Gandu, Big Lobo, para instalação do campus da faculdade no município. Com as negociações feitas entre o poder público e privado, ficou decidido ainda em julho que o prédio do Ceres Libânio seria cedido para as aulas no período da noite, onde não há aula no colégio. O intuito é que, já para o primeiro semestre de 2024, as primeiras turmas já comecem a estudar.