Na próxima segunda-feira, dia 18, será realizada a eleição para a formação da Câmara Mirim de Gandu, um projeto que visa eleger 13 vereadores mirins e 13 suplentes, representando as escolas PEA, Ceres e Elódia Vellôso.
Estão concorrendo ao cargo de vereador mirim alunos com idade mínima de 11 anos e 10 meses e máxima de 14 anos e 10 meses, desde que estejam matriculados entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Gandu, que já estão fazendo suas campanhas, nas redes sociais e nas escolas que estudam.
Os estudantes eleitos participarão de uma cerimônia de diplomação e posse, que será realizada durante a última sessão ordinária de dezembro na Câmara Municipal. Na primeira reunião oficial, serão escolhidos o presidente, vice-presidente e secretários do grupo, com encontros quinzenais para poderem discutir propostas e ideias.
O projeto busca incentivar a consciência cidadã e o envolvimento responsável dos jovens com seu meio social e comunitário. Em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e o Poder Legislativo, o projeto promove valores como ética, cidadania e reflexão, essenciais para construir uma sociedade mais consciente e moderna.
O projeto iniciou-se no ano de 2014, mas acabou tendo sua última eleição em 2019, por conta da pandemia, com os estudantes eleitos fazendo as seções de forma online em 2020.