Pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio têm a opção de realizar provas de certificação oferecidas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) nas unidades escolares de todo o estado. As provas serão aplicadas semanalmente até o dia 19 de dezembro.
Para se inscrever, os interessados devem fazer um pré-cadastro no site da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) (https://cpadigital.educacao.ba.gov.br) e logo serão redirecionados automaticamente para o site (https://saga.educacao.ba.gov.br). Então deve-se responder um questionário socioeconômico e incluir os seguintes documentos: cópia do RG e CPF (carteira de motorista ou passaporte podem substituir o RG), e histórico escolar parcial (para aproveitamento de estudos). O próximo passo é agendar os exames, após conferência e liberação dos dados. No dia e horário agendados, o candidato deve comparecer munido de documento original com foto.
A CPA consiste na aplicação de exames para certificar jovens e adultos, no nível do Ensino Fundamental, a partir de 15 anos, e do Ensino Médio, a partir de 18 anos, por meio dos exames de certificação estadual e nacional, de forma presencial, digital ou impressa e/ou itinerante. As provas seguem um calendário anual publicado no Diário Oficial, e o conteúdo a ser estudado está disponível no site do CPA Digital.