• Home
  • Região
  • Ilustração de Ganduense recebe prêmio a nível regional em Natal/RN

Ilustração de Ganduense recebe prêmio a nível regional em Natal/RN

No dia 10 de maio, David Bela recebeu um prêmio na categoria Charge/Ilustração/Caricatura da EXPOCOM Nordeste 2024 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), com EMANUEL: Pele alvo, que segundo o mesmo é uma reflexão sobre a violência policial, o racismo estrutural e a necropolítica no Brasil, especialmente em relação às comunidades negras e periféricas.

Sobre a obra, David conta que, “ela busca amplificar a discussão sobre as vidas negras ceifadas diariamente no país, utilizando elementos simbólicos e históricos, como a referência à Pietà renascentista uma representação clássica da Virgem Maria lamentando a morte de Jesus Cristo, substituindo os personagens principais por uma mãe negra com o corpo morto de seu filho”.

Ele conta que a frase em hebraico “Eloí, Eloí, Lamá Sabactâni” presente na obra que seria uma das frases ditas pelo Cristo em seu leito de morte e significa “Meu Deus, Meu Deus, Por Que Me Abandonastes?”, assim como a favela representando o calvário e os postes sendo as três cruzes. “Os personagens utilizam as cores da bandeira do Brasil, e a criança em sua camisa leva o número do jogador Vini Jr., referenciando os casos de racismo sofridos pelo jogador. A obra visa ampliar a mensagem de dor e perda, simbolizando a tragédia vivenciada por muitas famílias negras no Brasil, vítimas da violência e do racismo”, conclui David.

Sobre a criação da obra, ele conta que “inicialmente, eu pesquisei sobre a necropolítica, o racismo estrutural e a violência policial no Brasil, buscando compreender a fundo essas questões. Em seguida, estudei a representação da Pietà na arte renascentista, especialmente as obras de Michelangelo, Giovanni Bellini e El Greco, para entender como poderia reinterpretar esse tema de forma contemporânea”. David conta ainda que teve influência e referência da artista Rosana Paulino, conhecida por suas obras que abordam questões de identidade, memória e representação da mulher negra na sociedade brasileira.

David diz que a obra foi feita à mão e então foi vetorizada no Adobe Illustrator para finalizar e dar acabamento à ilustração. E completa “O fim do processo se deu com a apresentação da ilustração, buscando retratar a luta de uma população que resiste a um luto que nunca cessa”.

Sobre o prêmio, Davi diz que “ter vencido foi uma experiência incrível e emocionante para mim. Aos 13 anos, ganhei um prêmio quando estudava no colégio PEA, e hoje, 10 anos depois, é muito gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido novamente”. “Essa conquista significa muito mais do que um prêmio pessoal, é a validação do meu trabalho e uma oportunidade de dar visibilidade a uma questão tão urgente e importante como a violência e o racismo enfrentados pela juventude negra no Brasil”, ele completa.

Agora David irá participar com sua obra do EXPOCOM, que será realizada na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú–SC, de 3 a 6 de setembro. O evento contará com a competição entre representantes de todas as regiões do Brasil, com ele representando o Nordeste. “Para mim, como fotógrafo, ilustrador e designer, ter um prêmio nacionalmente na área da comunicação é de extrema importância para o meu currículo. Essa conquista não só reconhece o meu trabalho, mas também destaca a relevância do tema abordado na obra, sobre a violência e o racismo enfrentados pela juventude negra no Brasil”, ele completa.

A obra “EMANUEL: Pele alvo” pode ser vista no Instagram, nas contas @_meninoaranha ou @agencia2b, além de outros trabalhos feitos por David.

VEJA MAIS

Nome de Gil Santana ganha força para retornar à câmara municipal

Gil Santana, foi eleito vereador da cidade em 2016, está em campanha para voltar ao…

Apoiadores de Antônio Lopes chamam último evento de campanha de maior comício da história de Wenceslau Guimarães

Dr. Antônio Lopes fez seu último evento de campanha nesta quinta-feira (3), que seus apoiadores…

Pesquisa aponta Márcio Tarantine com 58% das intenções de voto, enquanto Pastor Bruno tem 34%

Em pesquisa sobre as intenções de voto para prefeito de Nova Ibiá, mostra Marcio Tarantine…