A Praça José Amado Costa, no Centro de Gandu, onde se localizava o Abrigo, demolido no final de 2024, tem problemas para que os pedestres atravessem de um lado para o outro da via, tendo a necessidade de um semáforo no local, por conta da grande quantidade de veículos que transitam no local e a largura da rua. O local também está com o trânsito bagunçado, tendo diversas ocorrências de batida entre veículos.
Apesar de ser um problema para veículos grandes e dificultar a visão de quem passa pela praça, o Abrigo acabava sendo um local seguro para os pedestres poderem atravessar a rua e até organizando o fluxo dos veículos no local. Mas após a sua demolição, nenhuma estrutura foi colocada para facilitar a passagem, sendo somente colocados cones para organizar os veículos e fitas para fazer com que os pedestres não se espalhassem. Apesar disso, não passa muita segurança para quem esteja andando e o risco de acidente é grande.
Com isso, a vereadora Ariella, durante a seção da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (7), indicou que seja instalado o semáforo no local, para os pedestres terem maior segurança e tranquilidade para se deslocar de um lado para outro da via.
Hoje (quarta-feira, 9), uma mulher que trabalha em uma clínica localizada na praça publicou um vídeo em sua rede social falando sobre a situação do local e de um acidente que ocorreu com sua mãe, onde apesar de danos nas motos, felizmente os envolvidos saíram sem ferimentos.
A demolição do Abrigo era uma reivindicação de parte da população, já que atrapalhava a visão de pedestres e motoristas e a passagem de veículos de grande porte. Ao mesmo tempo que era defendida sua permanência por ser um local histórico da cidade e era utilizado como ponto de descanso para pessoas vindas da zona rural.