Banana-da-terra, prata, nanica, maçã… é fácil encontrar uma grande variedade dessa fruta. Porém, enquanto a maioria mantém o padrão de cores amarelo e verde (ou marrom, quando madura demais), existe uma espécie que se destaca por sua tonalidade azul: a Blue Java.
Além do visual incomum, a Blue Java surpreende pelo sabor, que lembra baunilha, e pela textura cremosa, semelhante à de um sorvete. Essa banana é cultivada principalmente em regiões tropicais como o Havaí, o Sudeste Asiático e a América Central. No Brasil, grandes plantações ainda não foram relatadas, mas é possível encontrar sementes disponíveis para compra na internet.
A característica cor azulada ocorre devido a uma camada cerosa na casca da fruta, que cria uma espécie de “ilusão de ótica”. De acordo com o biólogo Kayron Passos, essa cera reflete a luz azul do espectro solar, reduzindo a absorção pela clorofila presente na casca. No entanto, essa tonalidade só é visível enquanto a fruta está verde, ou seja, antes de amadurecer. “Quando madura, a banana adquire uma cor amarela, como outras variedades, mas enquanto verde, essa camada cerosa confere a aparência azul”, explica o biólogo.
Também conhecida como “banana sorvete”, a Blue Java possui um interior macio e cremoso, com sabor que remete à baunilha. Apesar de sua singularidade, a fruta não é amplamente acessível devido ao alto custo de exportação e à preferência mundial por variedades de bananas amarelas mais comuns, conforme aponta o HuffPost UK.