O ano de 2024, vem trazendo alta no preço do cacau no mercado, devido a crise climática e pragas que ocorre nos países que tem a maior produção no mundo (Costa do Marfim e Gana). Mas a produção da Bahia também vem tendo problemas, assim como pudemos ver em um vídeo de um agricultor de Ituberá, mostrando parte de sua produção com vassoura de bruxa.
Segundo Marivaldo da Maricau, “a produção local não está no momento o que era esperada por todos, por causa de condições climáticas, pragas. E agora mais uma praga chega a nossa lavoura, uma podridão que vem atingindo o fruto e consequentemente a produção”.
Marivaldo comenta que devido a falta do produto devido a baixa produção, o valor dele não deve sofrer muita alteração nos próximos meses, podendo até se manter assim por um longo período. E que até o momento não se vê um sinal de recuperação na Costa do Marfim e Gana e que todos devem cuidar e zelar das suas propriedades, para que assim aproveitem este momento.
Marivaldo diz que “o produtor tem sim aproveitado esse período de alta, de valorização de seu produto, mas preocupado com a produção, com a baixa colheita e impedindo ainda mais o investimento necessário em sua propriedade”.
De acordo com Marivaldo, “estou bastante otimista para que nos próximos anos, tenha uma recuperação e melhoramento na produção de cacau na região”.