• Home
  • Região
  • Construção inovadora em Gandu usa técnica que acelera o processo e é inédita no Baixo Sul

Construção inovadora em Gandu usa técnica que acelera o processo e é inédita no Baixo Sul

Uma construção tem chamado atenção no Centro de Gandu. A obra inovadora, está sendo realizada na Rua Duque de Caxias, utilizando a técnica Light Steel Frame, tecnologia construtiva moderna que combina eficiência, sustentabilidade e precisão, e que estabelece novos padrões para projetos residenciais e comerciais.

A arquiteta responsável, Esther Carneiro, desempenhou papel central no desenvolvimento e implementação do projeto, posicionando-se como referência técnica e pioneira no Baixo Sul. “Esse sistema construtivo é até três vezes mais rápido do que a construção em alvenaria convencional. As peças são pré-fabricadas e cortadas sob medida, o que permite uma montagem organizada e eficiente. Além disso, diversas etapas são executadas simultaneamente, o que acelera a entrega e minimiza drasticamente o desperdício de materiais”, explica Esther.

Além do conhecimento do planejamento técnico, a introdução do Steel Frame na região exigiu, convencimento e disseminação do conhecimento, já que se tratava de um sistema construtivo inédito na região. “Apresentamos as principais vantagens para convencê-lo (dono da obra), como rapidez na construção, pouco desperdício, menos problemas inesperados, tendo um esquema mais flexível e levando a ter um maior conforto térmico”, relata a arquiteta.

O projeto também provocou impacto direto na comunidade profissional local, com arquitetos, engenheiros, estudantes e profissionais da construção civil, tendo interesse na obra e sua aplicabilidade. “Oferecemos visitas guiadas e compartilhamos o conhecimento prático da técnica, estimulando capacitação e difusão profissional”, acrescenta Esther. 

Além disso, a obra gerou oportunidades comerciais, com empresários locais buscando replicar soluções inovadoras em seus empreendimentos. “Diversos empresários da região entraram em contato em busca de projetos e alguns fizeram visitas ao canteiro de obras”, explica.

Entre as vantagens desse tipo de obra estão: rapidez (até três vezes maior que a alvenaria convencional), estrutura mais leve, flexibilidade para alterações, eficiência térmica e acústica, menor geração de resíduos — tornando a obra mais sustentável — além de cronogramas e orçamentos mais precisos, evitando perda de tempo e dinheiro.

O edifício também foi projetado para ter acessibilidade completa, incluindo rampas, elevador e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD). O térreo será destinado a espaço comercial; os andares superiores abrigarão uma clínica de saúde e qualidade de vida e salas comerciais, promovendo benefícios socioeconômicos diretos para a cidade.

“A construção do primeiro prédio em Steel Frame do Baixo Sul da Bahia representa um avanço pioneiro, trazendo uma tecnologia moderna, sustentável e de alto impacto. O sistema reduz custos, acelera prazos e minimiza resíduos, enquanto oferece mais qualidade e conforto aos usuários. Além de elevar o padrão construtivo local, a obra abre caminho para a difusão da técnica, gerando capacitação profissional e fortalecendo a economia regional”, concluiu Esther.

Com esse projeto, Esther Carneiro não apenas introduz uma nova tecnologia ao Baixo Sul, mas também trás um novo modelo que pode mudar a construção civil na região. Pois é  um modelo replicável de inovação construtiva, com efeitos multiplicadores na formação de profissionais, desenvolvimento econômico e aprimoramento da infraestrutura local.

VEJA MAIS

Carreta da Mamografia realizará atendimentos gratuitos em bairro de Nova Ibiá

Mulheres de 50 a 74 anos poderão realizar gratuitamente o exame de mamografia em Barracão…

Humorista Zé Lezin se apresenta na região com espetáculo especial; saiba mais 

Conhecido por transformar o cotidiano nordestino em motivo de riso, o humorista Zé Lezin volta…

Falta de coleta de lixo causa transtornos no Alto dos Esquecidos, em Gandu

Uma moradora do bairro Alto dos Esquecidos, em Gandu, gravou um vídeo denunciando o acúmulo…