Gandu e Teolândia são algumas das cidades que estão aptas a receber investimentos do Novo PAC, do Governo Federal, que irá ser destinado para a construção de Unidade Básica de Saúde (UBS). Esse programa tem o investimento de 4,2 bilhões de reais e visa à construção de 1.800 UBS por todo o país.
Até o final de maio, 43 cidades baianas foram selecionadas para receber as UBS, onde serão construídas 46 no estado, o que irá trazer para o estado o investimento de 93 milhões de reais, onde no Baixo Sul, Gandu recebera 1,8 milhões e Teolândia 3,6 milhões de reais, que será destinado para duas unidades.
Segundo a ministra da saúde Nizia Trindade, “Essa portaria do Novo PAC Saúde é mais um importante momento na retomada da saúde da família. Representa mais postinhos de saúde com mais equipes de Saúde da Família, que é onde o acolhimento do SUS mais acontece em todo o país. Também representa esse grande investimento que está sendo feito pelo governo federal para viabilizar mais acessos à população, com atendimentos qualificados e UBS estruturadas para o cuidado das pessoas e para um bom trabalho dos profissionais de saúde”.
De acordo com Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária, além das 500 propostas cujas formalizações foram concluídas, outros 1.048 pedidos de construção de UBSs já estão com seus processos iniciados junto à área técnica responsável. “Cada formalização entregue pelos gestores no nosso sistema é verificada pelos técnicos, que estão trabalhando em formato de força-tarefa. Mas nossa celeridade está atrelada à dos gestores. O Novo PAC Saúde é feito de parceria. Quanto antes os territórios concluírem a parte deles, mais rápido entregaremos a nossa”, explica.