Nos últimos meses, o valor do cacau vem em constante crescimento, isso decorre devido à diminuição da produção do fruto na Costa do Marfim e Gana, os quais são um dos maiores produtores do mundo, causadas por questões climáticas e pragas, fazendo assim ocorrer um aumento do preço.
Ouvido pelo Informe 73, Marivaldo da Maricau, conta que “os produtores estão animados e alegres em ver seu produto ser valorizado, que é uma luta constante e hoje vê o produto com um aumento significativo, em função do clima e a diminuição da produção, mas com esse aumento, vem alegrar os produtores da região e país”.
Ele ainda nos conta que a produção local nos últimos três anos vem diminuindo e neste ano, talvez não seja diferente, não só na região, como em outros países e que esse fator também se dá por questão do clima. “Ano passado foi um ano que teve muita chuva na região e que deve ter um clima variável, com chuva e sol, e quando tem muito tempo de chuva, a lavoura não produz tanto”, conclui Marivaldo.
Marivaldo conta que, por conta da alta do preço do cacau, os produtores que têm condições de reservar de insumos estarão fazendo esse armazenamento, além de também utilizar na lavoura, aproveitando o preço atual dos produtos e assim podendo afetar positivamente a economia local.
Perguntado sobre a tendência dos preços do cacau, Marivaldo diz que, “já chegou a um patamar muito elevado e que se procure uma estabilidade para se manter esse preço”. Ele conta ainda que é possível que não volte tão cedo ao preço de antes e que essa situação pode ainda durar alguns meses, mas não dá total certeza sobre essa possibilidade.
O cacau nos últimos 12 meses teve um aumento de 75% do seu valor na bolsa de valores, tendo seu arroba sendo negociado por 720 reais em Gandu, nesta quarta-feira (3).