Biscoitos maisena estão no topo da lista dos alimentos ultraprocessados mais contaminados com agrotóxicos, aponta um estudo do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). A pesquisa, realizada em 2024, analisou 24 produtos e encontrou 4 substâncias com potencial cancerígeno nas amostras de biscoitos das marcas Maizena Marilan e Maizena Triunfo.
O estudo “Tem Veneno Nesse Pacote” usou testes avançados capazes de detectar até 563 agrotóxicos diferentes. Além dos biscoitos, outros produtos como macarrão instantâneo, presunto cozido, bolo de chocolate e até alimentos vegetais também apresentaram altos níveis de contaminação. O glifosato, um herbicida, foi o agrotóxico mais comum, encontrado em sete das 24 amostras analisadas.
Embora a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifique o glifosato como um provável cancerígeno, ainda há debate sobre seus reais efeitos na saúde. No Brasil, em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) limitou seu uso, mas a substância continua sendo amplamente utilizada.