Na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Federal deu início à Operação Barganha, com o objetivo de combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos relacionados a diversos contratos da Prefeitura de Ilhéus.
Entre os alvos de busca e apreensão estão o prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre (Marão), o ex-secretário de Gestão de Ilhéus, Bento Lima, que é candidato a prefeito com o apoio de Marão, e o ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos. As buscas foram realizadas em suas respectivas residências.
As investigações revelaram um esquema de pagamento de propinas a agentes públicos, beneficiando empresas em contratos com a administração municipal. Os acordos entre empresários e agentes públicos eram feitos antes das licitações, garantindo que uma empresa específica fosse a vencedora.
Além do direcionamento das licitações, foram constatados superfaturamento de serviços, fraude documental, crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os contratos sob investigação ultrapassam o valor de R$ 45 milhões e envolvem recursos das áreas de saúde, educação e limpeza urbana.
No total, 17 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e estão sendo cumpridos em cidades baianas, incluindo Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Também foram determinadas a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos, além da apreensão de valores.
Os investigados poderão responder por crimes como fraude em licitação, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidade ideológica, além de organização criminosa e lavagem de dinheiro.