Farmácias do programa Farmácia Popular oferecem absorvente de forma gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade, beneficiando estudantes de escolas públicas de baixa renda, pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social extremas, além de recolhidas no sistema penal e em medidas socio educativas.
A ação faz parte do Programa de Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de levar absorvente para oito milhões de pessoas, que incluem a população transexual.
No Baixo Sul, diversas farmácias já estão credenciadas para distribuir os medicamentos e insumos do programa, sendo elas:
Apuarema na Farmácia do Trabalhador Apuarema, na Rua Prof. Aládio;
Gandu, na Drogaria Modelo, na Praça José Amado Costa, 25, no Centro;
Em Piraí do Norte, as opções são a Superfarma Piraí, na Rua Almirante Barroso, e a Drogaria Lis, na Praça Santo Antônio;
Em Teolândia, há duas farmácias credenciadas: a Farmácia Teolândia, na Rua Francisco Borges, e a Drogaria Brasil, na Avenida Lomanto Júnior;
Wenceslau Guimarães, a Farmácia Dias, localizada na Rua Hilário Santos, 79, no Centro;
Ibirapitanga, na Farmácia Central, na Praça Antônio Bernardo Costa;
Presidente Tancredo Neves tem a Farmácia Taperoá, na Avenida Sete de Setembro, 28, e a Drogaria Central, no Centro;
Na cidade de Ipiaú, na Farmácia Pague Pouco, na Avenida Pensilvânia, 118, e na Farmácia União, na Avenida Lauro de Freitas, 1405-1425.
Para ter acesso, deve-se ter cadastro no CADUNICO e GOV.BR e emitir a autorização no Meu SUS Digital e no momento da retirada, deve ser apresentado o CPF e um documento com foto. O programa oferece exclusivamente absorvente externo e a marca do mesmo dependerá do estoque da farmácia.