• Home
  • Região
  • Veterinário Bruno Cardoso traz dicas para cuidados com pets durante o verão

Veterinário Bruno Cardoso traz dicas para cuidados com pets durante o verão

O verão está maltratando todos nós, não é mesmo? Sei que é muito bom ir para um rio, piscina ou praia, mas nem sempre isso é possível e temos que conviver com esse calor, que faz parecer que estamos em um forno. Mas você parou para pensar que seu animal de estimação também está sofrendo com todo esse calor? Nossos pets também podem querer um pouco de refrescância nesses dias quentes, até porque isso também é bom para a saúde deles. Por isso ouvimos o veterinário Bruno Cardoso, que nos trás dicas de como cuidar dos nossos companheiros animais durante o verão.

Bruno nos diz, que “o verão é a época do ano que devemos mais ter atenção no quesito saúde dos pets, o calor excessivo pode levar até a morte. Devemos nos atentar às disponibilidade de água sempre fresca e limpa”. Ele nos diz ainda que o uso de água gelada é importante para que estimule o pet a beber mais e pode manter a alimentação habitual, mas podendo acrescentar frutas que contém bastante água, como melancia e melão.

Perguntado sobre o ambiente que os pets devem ficar, Bruno nos conta que se o animal for habituado a ficar do lado de fora da casa, ele terá que estar protegido do Sol e em um lugar arejado. Já se ele viver do lado de dentro, será necessário deixar ele escolher onde ficar, caso necessário o uso de ventilador e ar-condicionado para manter o ambiente mais fresco.

Sobre os passeios com os pets, ele diz, “os passeios e atividades devem ser de menos intensidade, procurando não exceder o que já é de costume nos dias mais quentes. Outra dica é procurar fazer os passeios sempre no horário antes das 10 e das 17h, pois é o período que a temperatura está mais amena. E nunca esquecer de levar a água consigo para oferecer ao pet durante o trajeto”. Acrescentando que animais de pelagens mais claras podem sofrer queimaduras de Sol mais intenso e existe protetor solar para os pets que podem ser encontrados a partir do valor de 28,10 reais, além de poder gerar queimaduras nas patas.

Além disso, deve-se ter bastante cuidado com animais que tenham muita pelagem, a exemplo de Chow Chow e Husky Siberiano, animais que são muito populares, essas raças são criadas em ambientes gelados, diferente do que é no Brasil. E com as raças braquicefálicas (com o focinho achatado), como o Pug, American Bule e Shih Tzu, que Bruno diz que não são eficientes em fazer a troca de calor, já que os animais não “suam” pela respiração, podendo levar a ter hipertermia, o levando a morte.

Bruno Cardoso ainda nos conta, “devemos ter sempre cuidado nos dias quentes, procurando sempre formas de refrescar o ambiente ou o animal, dando um conforto para eles. Estar sempre atentos quanto às vacinas, se estão atualizadas, e quanto ao remédio contra pulga e carrapato. A prevenção sempre será melhor que remediar. E qualquer dúvida sempre procurar ajuda veterinária.

Lembre-se, que se está muito quente para você, para seu companheiro animal pode estar ainda maior, vamos se cuidar e cuidar deles, para que possamos amenizar o calor, nesse e nos próximos verões, não transformando essa quentura em um obstáculo ainda maior nos dias que não temos possibilidade de aproveitá-lo.

VEJA MAIS

Oportunidade de emprego em oficina 

A vaga está disponível para homens que tenham experiência nas seguintes áreas: Pintar, lixar e…

Ivo Peixoto será o convidado do Papo Pressão desta quinta, em edição especial

Nesta quinta-feira (5), Yuri Moreira entrevista o empresário e ex-prefeito de Gandu, Ivo Peixoto, no…

Clebão, artilheiro do Teolandense, é o novo reforço do Avaí para a Série B 2025

O atacante Clebão, artilheiro do Campeonato Teolandense com nove gols, foi anunciado como o mais…